terça-feira, 21 de agosto de 2012

O sistema educacional esta obsoleto?

O paradigma no qual esta baseado o sistema educacional atual tem alguns problemas sistêmicos que não são possíveis de resolver simplesmente mudando de escola, parte de algumas premissa que para o novo ambiente econômico não são mais validas... precisa mudar de abordagem.

Na minha opinião a produtividade da escola em termos de pessoas preparadas para uma economia em continua disrupção acredito que seja negativa, ou seja prepara as pessoas para se dar mal, para profissões que ainda não existem, para conhecimentos que serão inventados ou para quebras de paradigmas sobre aquilo que eles aprenderam como "verdade".

O sistema educacional nascido na era industrial foi feita a imagem da mentalidade da fabrica, planejada upfront, empurrada, lotes grandes de crianças "fabricadas no mesmo ano" passadas por processos definidos e estandardizados.


Porem conforme avançamos no seculo 21 e nos adentramos na era do conhecimento estão surgindo novas profissões todos os anos, o conteúdo esta acessível para qualquer criança com internet, porem a maioria dos adultos que eu conheço não aprenderam a aprender / reaprender continuamente, já que já estudaram naquela etapa da vida.

O pensamento divergente talvez seja um dos ativos mais importantes que as crianças vão ter em uma economia baseada não em recursos físicos mais sim em ideias, porem ele deteriora conforme elas são educadas a ter uma resposta certa para tudo, memorizar é mais importante do que entender, não pode copiar, fora da escola isto se chama colaboração...

Bom vale a pena ver este vídeo do Sir Ken Robinson, e ilustrado pela RSA, que condensa uma palestra que ele fez no TED muito boa explicando justamente estes assuntos.


Alem da produtividade da escola em termos de preparar pessoas para o novo ambiente econômico onde aprender é como respirar coisa que alguém tem que fazer todo dia, tem a questão dos valores já que quanto as águas estão mais turbulentas fica mais difícil se guiar pelo contexto e precisa confiar na buzula dos princípios e valores, porem muito deste tipo de educação se perdeu neste ultimo seculo de era industrial.

Tem um video bacana do Violinista no Telhado que fala um pouco sobre tradições... não que seja muito a favor de tradições porem tem muita "sabedoria" que esta se perdendo com a homogeinização da cultura.



Sei que é um tema polemico e que quando lidamos com "paradigmas" conflitantes eles podem evocar sentimentos tão profundos e reações tão fortes que fizeram que pessoas fossem queimadas na fogueira ou torturadas por pensar e viver de uma forma diferente do que a maioria ou o status quo da época.

Se hoje eu te perguntasse "Você ajudaria a alguém que estava como escravo a fugir dos seus captores ou o denunciaria e entregaria a eles?" imagino que a tua resposta seria ajudaria a fugir... ou o entregaria aos seus captores, ou depende já que hoje a escravidão não é mais legal,  mais e se fosse em outra época? mesmo que fosse legal seria justo?

O que vocês acham?
Precisamos repensar a educação?
Permitir mais diversidade, mais alternativas?

2 comentários:

  1. Juan. A discussão é ótima. Estou tentando ajudar alguns jovens a encontrarem um maior significado para seu trabalho e tentando reduzir o número de pessoas frustradas no mercado de trabalho. Mas é difícil tirar eles da caixa, já que foram treinados a vida toda para isso.

    O que falta hoje é a proliferação de soluções alternativas para isso. Existe apenas uma iniciativa ou outra. Parece que educação é um tabu, e as pessoas tem medo de mudar. Talvez por envolver algo muito valioso, como a educações de seus filhos, os pais são receosos. Também não há tantas opções assim disponíveis como o http://www.lumiar.org.br/. Eu mesmo, como morador do Rio, sabendo que a educação da maneira que é acaba com a criativdade das crianças, se tivesse um filho não saberia exatamente o que fazer.

    Quanto mais gente discutindo isso melhor. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Alguma novidade sobre o assunto? Uma pena o blog ter sido abandonado.

    ResponderExcluir